A empresa de trem de São Paulo, a CPTM, costuma usar os finais de semana para reformar seus trens. Já faz uns meses que está assim, desde que rolaram umas panes bizarras uns meses atrás. Isso não quer dizer que o serviço tenha melhorado incrivelmente. Até acho que as panes diminuíram, mas a lotação nos horários de pico ainda é desumana. Além do mais, tudo indica que a empresa estaria envolvida no tal do Trensalão.
Uma das coisas que mais me incomoda nessa função dos finais de semana é que a CPTM é incapaz de avisar direito o que está acontecendo. Volta e meia você descobre que tem um problema quando já está dentro do trem. Muitas vezes, era algo que um cartaz simples antes das catracas resolveria. Já sugeri. Adiantou? Não.
Hoje mandei uma reclamação formal pra ouvidoria da CPTM. Vou deixar registrada aqui. Só pra vocês saberem: esse CAPS LOCK é loucura do próprio site da CPTM. Minha solidariedade aos pobres funcionários que precisam ler mensagens assim.
Protocolo número: 2014/001515
Data: 19/01/2014
OLÁ,
HOJE, CIENTE DE QUE O TREM DA ESTAÇÃO MORUMBI ATÉ PINHEIROS ESTARIA COM CIRCULAÇÃO ALTERADA ATÉ AS 14H, FUI ÀS 15H (OU SEJA: JÁ CONTANDO COM A INCOMPETÊNCIA USUAL, FUI UMA HORA DEPOIS) PRA ESTAÇÃO MORUMBI. CHEGUEI LÁ, CONFERI SE HAVIA ALGUM OUTRO AVISO E NADA. PASSEI PELA CATRACA (PAGUEI, PORTANTO) E SÓ AO EMBARCAR NO TREM DESCOBRI QUE TERIA QUE PEGAR O ONIBUS DO PAESE.
EU ESTAVA COM O TEMPO RAZOAVELMENTE CONTADO (PORQUE, AFINAL, NUNCA DÁ PRA CONTAR 100% COM A CPTM, ESPECIALMENTE AOS DOMINGOS). PEGAR O ÔNIBUS, ALÉM DE SER MAIS DEMORADO, É UMA CHATICE.
ENTÃO MINHA QUESTÃO É SIMPLES. NÃO QUERO SABER DE TRENS SUPERFATURADOS. NÃO QUERO FALAR SOBRE OS TRENS LOTADOS QUE HUMILHAM DIARIAMENTE OS TRABALHADORES DE SÃO PAULO. NÃO QUERO FALAR NEM MESMO DOS FUNCIONÁRIOS DA CPTM QUE TENTARAM ME ACALMAR DIZENDO QUE A MANUTENÇÃO TINHA SIDO AVISADA E QUE ERA MINHA OBRIGAÇÃO ME INFORMAR - E TINHA SIDO AVISADA, MAS TINHA SIDO AVISADO TAMBÉM QUE A MANUTENÇÃO ACABARIA UMA HORA MAIS CEDO, E EU ME PROGRAMEI A PARTIR DESSA INFORMAÇÃO.
EU SÓ QUERO SUGERIR - MAIS UMA VEZ - QUE VOCÊS PONHAM CARTAZES DO LADO DE FORA DA ESTAÇÃO DIZENDO QUAIS AS CONDIÇÕES DO SERVIÇO. DIZENDO SE TÁ COM REFORMA, COM PAESE, COM DEMORA, COM INUNDAÇÃO, SEI LÁ, TODAS ESSAS COISAS A QUE O SERVIÇO DE TRENS É SUJEITO. AFINAL, OS TRENS PODEM DAR PROBLEMA, É NATURAL, FAZ PARTE. MAS DEIXAR PRA INFORMAR O USUÁRIO QUANDO ELE JÁ ESTÁ DENTRO DO VAGÃO É UMA VERGONHA.
PARA FAZER UM SERVIÇO ASSIM, TUDO QUE A CPTM PRECISA É: 1) QUE VOCÊS SE COMUNIQUEM - E ISSO É UM PROBLEMA DE VOCÊS, FALEM COM A COMUNICAÇÃO, COM O PRESIDENTE, SEI LÁ; 2) UM QUADRO BRANCO E UMA CANETA, NO QUAL UM FUNCIONÁRIO VAI ESCREVER AS CONDIÇÕES DO TREM.
NÃO ESTOU NEM FALANDO QUE, NUM DIA COM MANUTENÇÃO PROGRAMADA, DEVERIA HAVER UM PLANTÃO DA COMUNICAÇÃO DA CPTM AVISANDO O PÚBLICO DA SITUAÇÃO PELO SITE E PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, PORQUE ISSO É MEIO ÓBVIO, MAS DEVE SER COMPLICADO. SÓ ESTOU PEDINDO UM QUADRO E UMA CANETA POR ESTAÇÃO.
SE NÃO FOR PEDIR MUITO, FUTURAMENTE VOCÊS PODERIA CRIAR UM SISTEMA INFORMANDO A CONDIÇÃO DE TODAS AS LINHAS DO SISTEMA, INCLUSIVE O METRÔ.
OBRIGADO,
E.
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