domingo, 30 de outubro de 2011

"Os padres..."

"Os padres... Como os conheci? Na casa do vovô, creio; tenho a obscura lembrança de olhares fugidios, dentaduras estragadas, hábitos pesados, mãos suadas que tentavam me acariciar a nuca. Que nojo. Ociosos, pertencem às classes perigosas, como os ladrões e os vagabundos. O sujeito se faz padre ou frade só para viver no ócio, e o ócio é garantido pelo número deles. Se fossem, digamos, um em mil almas, os padres teriam tanto o que fazer que não poderiam ficar de papo para o ar comendo capões. E entre os padres mais indignos o governo escolhe os mais estúpidos, e os nomeia bispos.
Você começa a tê-los ao seu redor assim que nasce, quando o batizam; reencontra-os nma escola, se seus pais tiverem sido suficientemente carolas para confiá-lo a eles; depois, vêm a primeira comunhão, o catecismo, a crisma; lá está o padre no dia do seu casamento, a lhe dizer o que você deve fazer no quarto; e no dia seguinte, no confessionário, a lhe perguntar, para poder se excitar atrás da treliça, quantas vezes você fez aquilo. Falam-lhe do sexo com horror, mas todos os dias você os vê sair de um leito incestuoso sem sequer lavar as mãos, e vão comer e beber o seu Senhor, para depois cagá-lo e mijá-lo."
Umberto Eco, trecho de O cemitério de Praga. Tradução de Joana Angélica d'Ávila Melo. Record, 2011, p. 19-21.

***

A leitura d'O cemitério é perturbadora porque o protagonista é neurótico e paranoico, cheia de opiniões extremas: odeia italianos, franceses, alemães, judeus... Você, pra simplificar, discorda e ri. Aí, de repente, se pega concordando com algumas das ideias do amalucado. E aí a tal leitura ainda mais doentia: você se flagra na demência.

3 comentários:

Flor disse...

oie!! desculpa pq nem li seu texto mas... NAsi, do IRA?????? se for... opa, opa!!! vcs vão fazer show aqui em Fortaleza???? ouvi no rádio só uma parte do anúncio e não vi mais nada!!!! informe, por favor :) :) brigaduuuh,
bjs, Flor

Flor disse...

Oie!
nem li seu texto, mas...
vc é o NAsi do IRA??????
se for, opa, opa!! ouvi no rádio só parte do anúncio de show aqui em Fortaleza... quando? onde? quanto? informe, por favor :) :)
brigaduuh!!!
bjs, Flor

Eduardo Nasi disse...

Cara,
Acho que o blog do Nasi do Ira é aqui: http://nasioficial.wordpress.com/