Win Wenders e Angela Merkel na estreia do filme, no Festival de Berlim |
1. É cafona. Se fosse um diretor menos aclamado no circuito cult colocando cortininha e plateia pra emoldurar um filme velho, seria execrado. Mas é Win Wenders, que parece que pode tudo.
2. Pior ainda é a bailarina miniaturizada. Ou a Pina gigante e espectral em 3D no palco. Não sei qual das duas parece mais o holograma da Princesa Leia.
3. Óbvio que as coreografias da Pina Bausch são excelentes. Óbvio. Ficariam melhor sem Wenders.
4. Wenders quer ser cerebral. Aí faz um filme racional pra falar de emoção. Tédio sem fim.
5. Toca Leãozinho.
6. Os depoimentos dos bailarinos são o fim. Pina reduzida a um livro de auto-ajuda.
7. Não me dou bem com os filmes do Win Wenders. Não rola. Me deixa.
8. Win Wenders não deveria desperdiçar seu tempo fazendo novos filmes. Deveria passar o tempo inteiro fotogrando.
9. Hugo foi o que Pina fica tentando ser: o primeiro filme em 3D excepcional.
10. Saber que o simples fato de eu não gostar vai redundar em horas de explicação do porquê de eu não ter gostado.
***
Duas coisas legais
1. Ver o túnel abandonado com imagens d'Osgêmeos em 3D. Mas isso, tou dizendo, já tinha aparecido na fotografia de Win Wenders.
2. O incauto que apresenta a Dança do Tamanduá Africano pra Pina - e em seguida ver que ela incorporou os passos numa coreografia.
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