sexta-feira, 27 de abril de 2007

The Rice Portrait of Jane Austen


Ninguém pagou a quantia exorbitante pedido pelo retrato de Jane Austen no leilão da Christie's. E olha que é uma imagem rara: há apenas outro retrato da escritora, um desenho a lápis feito por sua irmã, Cassandra, que geralmente ilustra seus livros.

A pintura mostraria Jane aos seus 14 anos e teria sido encomendada por um tio-avô, na vã tentativa de tirar a moça de sua solteirice. O quadro ficou na família por seis gerações, e agora Henry Rice, descendente de seis gerações de um irmão da escritora, pôs a venda.

Mas o preço assustou. O preço estimado ficou entre US$ 400 e 800 mil, bem mais do que qualquer outro quadro desse certo Ozias Humphrey, um pintorzinho menor da sociedade na época.

Ainda por cima, a National Portrait Gallery se recusou a comprar o quadro antes -- seus analistas desconfiaram de certos anacronismos nas vestes da moça e de um selo na tela. Dúvidas desse quilate teriam deslocado o leilão de Londres para Nova York.

Na real, a srta. Austen tinha um quê de Salinger do seu tempo: era reclusa, supostamente esquisitona e escrevia as mais fascinantes histórias sobre a juventude mais vivaz de seu tempo. Não é por acaso que seja tão fascinante.

Nenhum comentário: