quarta-feira, 27 de junho de 2007

Ganhe dinheiro com seu blog

Um dos dilemas a respeito da pirataria de livros na vindoura (e bem-vinda) era do texto digital é a remuneração dos autores. Eles não são como os músicos, dizem por aí, eles não podem fazer shows. É um fato. Mas podem fazer blogs, certo? Ainda mais se forem bons autores e conseguirem algum reconhecimento.

Outro dia, falei de formas de remuneração para auto-publicação a partir do que o Warren Ellis diz que já rola nos Estados Unidos e na Inglaterra. Hoje, fiquei sabendo de outro modelo.

Deu no Springwise (aqui): a versão sueca do Metro (esse mesmo jornal gratuito que circula em São Paulo) lançou um sistema de blogs em que qualquer um pode se cadastrar e fazer seu blog. Quem fizer mais de 5 mil pageviews por mês ganha 16 euros.

A migração para o blog do Metro é veloz e eficiente. Não duvido que seja um piloto para ser transplantado para outros países -- Brasil inclusive. Com o hype, provavelmente a audiência aumenta. Idem para os lucros. A reação dos demais serviços de blog, e do Blogger do Google inclusive, não deve demorar.

Nenhum comentário: