domingo, 3 de junho de 2007

Urubu


Há um livrinho bacana que a Desiderata lançou. É Urubu. Em São Paulo, ao menos, saiu na surdina. Deve ser porque o livro traz as charges futebol de Henfil, flamenguista doente, mesmo que mineiro.

Eu, que nem sou lá do futebol, curti pra caramba. É divertido, é leve. E é do Henfil, com aquele traço dele que mistura limpeza com sujeira na dose certa, sempre na hora certa.

Urubu é o personagem que criou, um alter ego, também flamenguista. Mesmo com imagens aparentemente estáticas, Henfil cria a percepção de movimento. Principalmente quando fala do Zico, que, descobri agora, é o maior ídolo que o Flamengo já teve.

Lembro do Zico com simpatia. Quando eu era criança, ele era o máximo. Todo mundo falava do Zico. E lá está ele, até na Copa do México, a do Naranjito -- melhor mascote esportivo ever, que dá de relho no solzinho do Ninho que anuncia o Pan do Rio e está em todas as lojas de brinquedo (alguém compra aquilo?).

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro do Zico com simpatia. Quando eu era criança, ele era o máximo. Todo mundo falava do Zico. E lá está ele, até na Copa do México, a do Naranjito -- melhor mascote esportivo ever

O Naranjito era o mascote da Copa de 1982, na Espanha.
Na copa do México, em 1986, o mascote era uma pimenta antropomórfica chamada Pique.