domingo, 10 de junho de 2007

O livro (ainda) não acabou -- e o assunto também não

Passada uma semana da publicação, fiquei bem impressionado com o silêncio de Porto Alegre a respeito do artigo que escrevi e saiu semana passada no caderno Cultura, do jornal Zero Hora. Não que eu esperasse iniciar uma longa polêmica, mas não chegou nenhum e-mail dizendo "Li seu artigo, legal, quando que tu aparece por aqui?". Até porque, em tese, o texto dava uma desancada em quem acha que o suporte de papel será eterno e esse tinha sido o tema de capa da edição da semana anterior.

Enfim, é normal. Nessas horas, sempre lembro do Jerônimo Teixeira, hoje na Veja, mas no fim dos anos 90 era editor do caderno. Ele dizia que o leitor do Cultura não se manifesta. Esquisitíssimo, mas é um fato. E olha que o leitor da Zero Hora costuma ser mais participante que a média. Foi no Cultura que saíram alguns dos textos mais legais que fiz na Zero Hora. E foram os menos comentados, também. E lembro também da tal pilha de suplementos culturais que todo mundo guarda pra ler um dia, tema de sempre do Luis Fernando Verissimo.

Aí fui pro Google ver se aparecia algo. Tem: há uma citação, com reprodução do texto inteiro, no blog do sebo A Traça. Ao lado, dá pra ver uns comentários. Mas, pelo jeito, é só isso. E os comentários que chegaram pelo blog.

De qualquer forma, tou arquivando o texto aqui, porque uma hora dessas o clicRBS tira ele do ar.

Um comentário:

ematoma disse...

Discussões à parte sobre o futuro do livro, edições limitadas comemorativas [...]
http://www.objetosdedesejo.com/2007/20000-leguas-submarinas-a-prova-dagua/