segunda-feira, 28 de maio de 2007

Final de Heroes, final de Lost

Heroes e Lost chegaram ao fim de suas temporadas na semana passada. Para não estragar as surpresas de quem não viu, o resto do texto vai em branco. Para ler, com spoilers moderados, basta selecionar os textos.

Heroes - Depois de uma belíssima temporada de estréia, Heroes tem um final muito fraco. Os produtores construíram o suspense da série a partir do futuro dos personagens. Havia duas possibilidades: ou Nova York explodia e o mal dominava, ou Hiro salvava o mundo. A devastação nuclear seria bacana, mas nada indicava que ela poderia rolar de fato. Ou seja: sabia-se que Hiro derrotaria Sylar. E o desafio, portanto, era fazê-lo de uma forma empolgante.

Não foi o que rolou. O combate final chega a ser tosco. Entediante. E ainda vai contra o próprio roteiro, que mostrou Hiro treinando combate com seu pai. Dava pra ter feito uma lutinha empolgante e coreografada, mas nem isso.

Como num romance, uma série tem que ser mais empolgante no desenvolvimento do que no final. Mas um desfecho desses é arriscado: quando a segunda temporada começar, os espectadores vão lembrar que o fim foi fraco. Resta saber se as boas audiências se manterão depois da decepção.

Lost - Ao contrário de Heroes, Lost acaba muito bem. Em vez de mostrar o passado dos personagens, o tradicional episódio de duas horas apostou no futuro. Jack fora da ilha, tentando tocar a vida, é mais do que uma boa sacada narrativa. Ajuda a responder perguntas que o público demandava: sim, eles estão vivos, sim, eles serão salvos em algum momento.

Na ilha em si, o clima é tenso. E, pelo visto, os Outros serão substituídos pelo Dharma em si. A partir da próxima temporada, as descobertas do ARG Lost Experience devem começar a rolar pra valer. Só não ficou explicado, por enquanto, o como e o porquê de o Dharma mandar suprimentos para uma ilha de que foram expulsos e cuja localização era desconhecida.

Lost tem mais três temporadas de 16 episódios pela frente. A quarta deve dar uma quebrada no jogo. Provavelmente será um bom ponto de partida para atrair novos espectadores -- e principalmente aqueles que abandonaram a série em algum ponto.

Nenhum comentário: