Para desespero da comunidade artística espanhola, o chef Ferran Adria é um dos dois artistas anunciados pela organização da Documenta de Kassel, a arrebatadora mostra que rola na Alemanha a cada cinco anos. O outro é Artur Zmijewski. E a coisa deve parar por aí até a abertura, em junho. O curador Roger M. Buergel decidiu divulgar a lista de artistas apenas quando a mostra abrir.
"Desde quando comida é arte?", perguntam-se os artistas, baseados que a arte perdeu a obrigação de agradar o espectados -- mas um chef obrigatoriamente se esforça para provocar experiências estéticas obrigatoriamente agradáveis.
Por outro lado, se Andy Warhol fez arte com comida em lata, por que gastronomia de vanguarda não pode ser arte?
A polêmica ultrapassa a Espanha. Vejam o que diz Jonathan Jones, crítico de arte do Guardian:
"Caravaggio could paint fruit that looked good enough to eat but he also painted tortures to turn your stomach; that's art. Until people go to a restaurant to think about death, cooking won't be art. On the other hand, I'm still wondering if Guernica stew is food."
Tudo isso pra dizer que o jornal inglês Guardian está com um belíssimo blog de gastronomia, por mais contraditório que pareça a junção dos conceitos comida e Inglaterra. Foi onde eu descobri a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário