terça-feira, 29 de maio de 2007

Mica Naitoh


Mica Naitoh é uma romancista. Escreve folhetins para celular. São as chamadas keitai novels, uma mania japonesa, diz a Economist. O maior sucesso da moça rende 160 mil downloads por dia. E que atinge um público que não lê romances tradicionais.

Quem lê o texto no vídeo não é ela, e sim uma outra moça. Mas dá uma idéia do tom: água com açúcar brega. Historicamente, funciona.

Nem tudo que rola no Japão se adapta para o Brasil. Até porque lá tem mercado para tudo. Mas é interessante ver, nas vésperas da leitura digital começar a ameaçar os livros de papel, o que o Japão anda fazendo.

Os sebos que restauram os livros para vendê-los por 5% do preço das livrarias, também citado na revista inglesa, são outro ponto que chama a atenção. Não dá pra entender como ainda tem gente que não captou que a leitura vai sofrer sua transformação de suporte mais radical nos próximos anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nasi, só pra deixar um recado pra ver se vc lembra de me perguntar pq eu deixei o recado neste post ou se eu, eventualmente, lembro pq deixei o recado. Tem a ver com uma Wired.

Era isso. Oggh.